Aí vão algumas coisinhas que talvez você não saiba sobre o 11 de setembro.

* Assim que os aviões colidiram e explodiram nas Torres Gêmeas, cada uma delas tremeu violentamente por cerca de quatro minutos. De acordo com o livro "102 Minutos - A História Inédita da Luta Pela Vida nas Torres Gêmeas”, dos jornalistas Jim Dwyer e Kevin Flynn, os prédios também entortaram a ponto de mudar a vista que as pessoas tinham de suas janelas. Nos minutos seguintes, as torres voltaram um pouco para a posição inicial, mas não completamente.

* Nos meses seguintes aos ataques, cientistas tentaram explicar o tipo de energia que foi gerada com o colapso das torres. Eles chegaram a comparar os dois desabamentos com a bomba atômica, dizendo que equivaliam a 1% da explosão de uma bomba atômica. Eles também disseram que a energia gerada com as quedas teria sido suficiente para abastecer todas as casas e apartamentos de Miami ou Atlanta por uma hora inteira.

* O impacto dos desabamentos foi tão forte que desatou ondas de tremores na terra que foram detectadas por medidores a 500 km de distância.

* De acordo com engenheiros americanos que analisaram a violência da queda das torres, a nuvem de poeira tóxica, criada com os desabamentos, atingiu um raio de pelo menos dois quilômetros. Isso ocorreu porque metade de um edifício é composta de espaço vazio, ou seja, ar. Quando houve as quedas, essa enorme quantidade de ar foi deslocada ferozmente para fora das torres.

* Pedaços do corpo de um homem que se encontrava em um dos andares diretamente atingidos pelo primeiro avião, na Torre Norte, foram encontrados a cinco quadras de distância do World Trade Center (WTC).


* Dos 2.753 mortos, apenas 289 corpos foram encontrados inteiros nos destroços das torres. Ao todo, mais de 21,8 mil pedaços de ossos, cartilagem, órgãos e pele foram compilados no Marco Zero (onde ficavam os prédios do WTC). Mais de 6 mil desses fragmentos são tão pequenos que cabem em tubos de ensaio. A equipe de médicos que trabalha no reconhecimento dos restos mortais chegou a catalogar até 200 pedaços da mesma pessoa.

* Pessoas de 115 países diferentes foram assassinadas nos ataques às Torres Gêmeas.

Depois disso, ainda teve gente que ficou com peninha do Osama, quando ele foi assassinado. ¬¬