666 era o Nero



Você sabia que a maioria dos historiadores (sérios) tem essa visão a respeito do número temido 666?
Pois é, a besta como é chamado o número 666, nada mais é que o apelido dado ao imperador romano Nero.

Veja que não há uma resposta totalmente confiável, mas uma das hipóteses (talvez a mais aceita pelos historiadores) indica que 666 aparece como o "número da besta" no livro bíblico do Apocalipse, cuja autoria é atribuída a São João.
No versículo 18 do capítulo 13, lê-se: "Quem tiver discernimento calcule o número da besta, pois é número de homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis".

Para entender essa estranha associação, é preciso retornar aos tempos em que o texto foi escrito - provavelmente, durante o século 1.

Na época, os cristãos não admitiam o caráter divino do imperador romano Nero.
Essa atitude incomodou o governante, que mandou reprimir violentamente os adeptos do cristianismo.

Com a perseguição, o imperador passou a ser conhecido como a "besta" entre os fiéis, mas chamá-lo assim poderia desencadear uma reação feroz. Para evitar o problema, os cristãos resolveram relacionar as letras do nome Nero a algarismos, em uma técnica chamada gematria.
O número resultante, claro, foi o diabólico 666.

 "Afinal, o livro do Apocalipse foi escrito em mensagem cifrada, por causa das perseguições de Roma contra os cristãos", segundo o teólogo Fernando Altemeyer, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).